A ação teve por objetivo proteger servidores e pacientes
Na manhã desta quinta-feira, 25, os colaboradores do Hospital Amparo de Maria foram vacinados contra a Influenza. A ação preventiva, aconteceu no auditório do hospital e foi promovida pelo SESMT e CIPA do HAM, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou 200 vacinas, através da coordenadora Marielle Maria Azevedo Dilva Rodrigues.
Segundo a técnica de segurança do trabalho do hospital, Izadora Barreto, o foco é a prevenção, para que os funcionários não sejam contaminados com o vírus no âmbito da gripe. "Disponibilizamos hoje, para o hospital, 200 doses do imunizante. Porém já aconteceu o dia D, e muitos já foram vacinados. Neste caso, estamos realizando uma continuação para aqueles que não haviam recebido a vacina. Os funcionários possuem uma carga horária de trabalho intensa, então dificulta esses cuidados, por isso trouxemos a vacina até eles", explicou Izadora.
Ela afirma que, imunizando os profissionais, é possível também proteger os pacientes e seus acompanhantes, assim podemos evitar que mais um vírus circule em Sergipe. "Sabemos da importância de proteger os profissionais que prestam assistência direta aos pacientes, buscando imunizar todos na assistência”, disse.
Proteção
Para a coordenadora do NIR, Ana Paula de Jesus Souza, a vacinação é importante para controlar a demanda que está crescente de síndromes gripais na região. "Assim protegemos também o corpo clínico e todos os demais profissionais do hospital, além de, no que diz respeito aos pacientes, que entram e possuem esse vírus, para que, dessa forma, ele não se espalhe.
A logística de ter a vacinação hoje no HAM, facilita a vida do trabalhador", pontuou Ana.
Influenza
A vacina contra a influenza é fundamental por várias razões. Primeiro, ajuda a prevenir doenças graves e complicações relacionadas à gripe, especialmente em grupos de risco como idosos e crianças pequenas. Além disso, reduz a disseminação do vírus, protegendo, não apenas aqueles que são vacinados, mas também pessoas ao seu redor. Assim informou a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Oliveira. Ela ressaltou ainda, que é especialmente importante evitar sobrecarregar os sistemas de saúde durante a temporada de gripe.