O Julho Amarelo é o mês dedicado a prevenção das hepatites virais. Nesse sentido, o Hospital Amparo de Maria, realizou na manhã desta quarta-feira 27, uma ação integrada a campanha de mobilização no combate dessas endemias, promovida pelo governo do Estado. O responsável técnico pelo Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Almir Santana, palestrou para funcionários, enfermeiros, médicos e alunos do HAM.
O evento iniciado com a fala do médico sanitarista, contou, na sequência, através da Secretaria Municipal de Saúde de Estância, com 40 testes rápidos, para detecção de IST´s. O objetivo da ação, foi dar visibilidade a hepatite, abordar a prevenção, diagnóstico e vacinas. As hepatites virais se não forem prevenidas ou cuidadas, podem levar a morte pessoas de todas as idades.
O médico Almir Santana, iniciou a palestra esclarecendo que a Hepatite é uma inflamação do fígado e explicou sobre as causas que levam a deterioração do órgão, através de infecção ou intoxicação por medicamentos ou substâncias. Almir mostrou ainda, imagens de um fígado normal e de outro lesionado.
O especialista palestrou sobre Hepatite A. B , C, D e revelou as causas e a principal forma de transmissão. Ele lembrou que a Hepatite A, é transmitida pela ingestão de alimentos e água contaminada; pode ser transmitida pelo sexo oral-anal; por mãos mal lavadas ou sujas de fezes e objetos contaminados. "Para fazer a prevenção é preciso usar preservativos nas relações, lavar bem os alimentos, evitar contato com córregos ou rios", alertou o médico.
A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria de Saúde de Estância, Marcela Abreu disse que no mês em alusão ao julho amarelo, é preciso focar ainda mais na prevenção sobre das Hepatites. "Temos realizado um trabalho sério, durante todo o ano. Enquanto o CTA realiza esses exames todos os dias e faz o trabalho de prevenção nas escolas, empresas, nas unidades de saúde, hoje foi diferenciado. Nunca tínhamos vindo para dentro de um hospital.
Essa foi a primeira vez, sendo gratificante essa interação, já que os profissionais de saúde, muitas vezes não têm tempo para realizar esse tipo de procedimento. Sabemos dos riscos que eles correm no dia a dia", enfatizou Marcela.
Durante a explanação , Almir Santana informou que a população acima de 40 anos, deve perceber a importância de procurar fazer o teste relacionado a Hepatite. “Os ex atletas de futebol, por exemplo, jogadores do passado, formam uma população prioritária para nós, já que antigamente eles usavam seringas de vidros fervidas, para fazer uso de vitaminas, glicose e complexo B. Essas pessoas que usavam seringas de vidro, fervidas em casa, são prioritárias para fazer os testes, principalmente da Hepatite C”, orientou Almir. Ele disse ainda, que as Hepatites encontradas no Nordeste do Brasil, são: A, B ,C e que os sinais e os sintomas são febre, falta de apetite, cansaço, mialgia, icterícia ( pele amarela) colúria (urina escura) e fezes claras. Sobre a Hepatite B ele observou que tem tratamento, porém até o momento não tem cura.
Durante a palestra o médico focou na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e explicou que as Hepatites B e C são doenças silenciosas, portanto as pessoas podem ter e não saber.
"A Hepatite B é uma infecção crônica e o Sistema Único de Saúde possui vacina disponível. A maneira da pessoa saber se está com Hepatite é fazer o exame", pontuou o médico.
Qualidade e segurança
"A palestra foi de suma importância para o público presente e a riqueza de detalhes na explicação do médico Almir Santana, tornou o roteiro agradável e de fácil entendimento, principalmente pela presença dos alunos. Ações como essa, levam informações de qualidade e segurança, porque conhecimento é a chave mais importante para prevenção", enfatizou a gerente de Higienização de Resíduos do HAM, Lays Santos.
Prevenção - “Os testes facilitam as pessoas saber sua condição de saúde e os resultados levam apenas 15 minutos, viabilizando um tratamento, caso esse seja necessário.
A prevenção é a melhor forma de evitar que doenças atinjam outras pessoas", explica a gerente do NEP Maria Cristina Ferraz.
O Técnico de Radiologia do HAM, Welison de Oliveira, disse que as Hepatites Virais atingem milhões de brasileiros em todo o país. "A palestra foi bem relevante, temos que nos prevenir das hepatites virais, doenças silenciosas, e quanto mais cedo a pessoa descobre, maior e a possibilidade de começar o tratamento na fase inicial", concluiu o profissional de Saúde.